Skip to content

Portugueses continuam a ser dos mais mal pagos na União Europeia

Há um grande fosso entre quem ganha mais e quem ganha menos. O INE diz que os ordenados mais altos chegam a ser 19 vezes superiores aos mais baixos. Além disso, e apesar da diferença ter diminuído, as mulheres ainda ganham menos do que os homens.

Metade dos portugueses ganha menos de 1.050 euros brutos. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam também que em três anos só salário bruto subiu 8% para metade dos trabalhadores.

Salários ainda baixos e desiguais é o que os trabalhadores sentem e o que os dados do INE comprovam. Analisou os salários em Portugal entre 2019 e 2021 e concluiu que, nesses três anos, o salário bruto, ou seja, antes dos descontos, subiu 78 euros para metade dos portugueses.

Ainda assim, só há três anos é que 50% dos trabalhadores ficaram a ganhar acima dos mil euros brutos. Metade das mulheres e jovens ainda ganham abaixo desse valor.

A diferença entre o salário-base médio das mulheres e dos homens em Portugal tem vindo a diminuir, mas em 2021 a diferença ainda era de 13%.

Preocupante é também o fosso entre quem ganha mais e quem ganha menos. O INE diz que os ordenados mais altos chegam a ser 19 vezes superiores aos mais baixos.

Apesar da evolução salarial, os portugueses continuam a ser dos mais mal pagos da União Europeia.

Fonte: SIC Noticias

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE